BREVES
Assistentes de Realização e Anotadores: condições laborais e valores de referência
O CENA partilha e disponibiliza as os guias de referência para as condições laborais e tabelas salariais dos Assistentes de Realização e Anotadores. Estes guias foram elaborados pela ARA e contaram com o parecer do CENA.
Fusão: AG e Plenários Unitários
A unidade de acção do CENA e do STE ao longo dos últimos 2 anos tem permitido mais e melhor intervenção. Perante o cenário de convergência e perante a necessidade de dar ainda mais e melhor força às reivindicações dos trabalhadores do sector e à acção dos sindicatos, entendem as duas direcções que o caminho a seguir é o da fusão. Apelamos a todos os sócios dos dois sindicatos que participem nos Plenários Unitários e nas AG's onde esta decisão será discutida e votada.
Cinema: a privatização do ICA
Hoje, dia 7 de Abril, reuniu a Secção Especializada do Cinema e Audiovisual (SECA) do Conselho Nacional de Cultura com ponto único de ordem de trabalhos, para aprovar a lista de jurados para os concursos do ICA para 2017. Os membros da SECA ligados à plataforma das associações em protesto marcaram presença nessa reunião, para manifestar a sua indisponibilidade para votar quaisquer listas de júris. Foram impedidos pela direcção do ICA de participar na reunião, por alegados impedimentos regulamentares, e foram também impedidos de deixar qualquer declaração em acta, apesar de tal lhes ter sido garantido pela direcção do instituto, logo no início da reunião.
Trabalhadores da OPART recuperam subsídio de refeição cortado
Os trabalhadores da OPART, por acção do STE e do CENA, terão o valor do seu subsídio de refeição reposto. O corte que a anterior administração decidiu fazer, e que vigorava desde Dezembro de 2013, vai ser restituído​, passando os trabalhadores a receber os 5,05€ que auferiam nessa altura. Os retroactivos serão devolvidos já a partir deste mês.
Destaque

Últimos Destaques
há +47 semanas

ASSEMBLEIA-GERAL EXTRAORDINÁRIA

Nos termos do disposto nos artigos 23 alinea e), 25 e 62 dos Estatutos, convoco todos os associados deste Sindicato para a Assembleia-Geral Extraordinária a realizar no próximo dia 15 de Maio de 2017, pelas 20:30 horas, Rua Fialho de Almeida nº 3, 4º andar, em Lisboa.

ORDEM DE TRABALHOS
1. Informações;

2. Discussão e eventual aprovação da fusão do CENA - Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual com o STE - Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos;

3. Discussão e eventual aprovação dos Estatutos do novo Sindicato resultante da fusão;

4. Deliberação sobre a afectação do património do CENA ao novo Sindicato.

Lisboa, 11 de Abril de 2017

O Presidente da Mesa da Assembleia-Geral,

Adriano Aguiar

Celebrações do 25 de Abril e do 1º de Maio
Democracia Cultural - Trabalho com Direitos - 1% para a Cultura

25 de Abril
Lisboa - Marquês de Pombal (Banco do Brasil) - 14h30
Coluna da Cultura

1º de Maio
Lisboa - Martim Moniz (Igreja do Martim Moniz) - 14h30
Participação unitária com o STE

Produtoras TV: Regularizar o vínculo sem perda de salário!

ASSEMBLEIA-GERAL ORDINÁRIA

A Assembleia-Geral de 21 de Março, aprovou por unanimidade o Relatório e Contas de 2016. Estes documentos tinham já merecido a aprovação do Conselho Fiscal, que reuniu a 15 de Março e que elogiou o trabalho da Direcção no ano de 2016, tanto na sua actividade sindical como na recuperação financeira que está a ser feita e que, esperamos, continue em 2017.

Durante a AG houve ainda tempo para informar sobre algumas das acções mais importantes que neste momento o CENA tem em mãos e também sobre um conjunto de iniciativas que têm sido desenvolvidas em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, mostrando assim a aproximação cada vez maior entre os dois sindicatos e provando que da unidade de acção se podem colher mais frutos.

Pontos de Consenso relativamente a um Novo Modelo de Apoio às Artes

O CENA, a PLATEIA, a REDE e o STE uniram-se na construção de um Comunicado Conjunto que reflecte pontos de consenso para um Novo Modelo de Apoio às Artes.

Leia aqui o Comunicado

#politicaculturalemportugal

Criação do Núcleo Audiovisual do CENA

Este núcleo de trabalho irá debruçar-se sobre as questões específicas da sua área profissional, mas certamente dará um grande contributo na defesa dos direitos de todos os trabalhadores do sector. Esperamos que mais núcleos de trabalho com sócios do CENA sejam criados noutras áreas profissionais, robustecendo assim a acção do Sindicato.

Veja aqui o comunicado de lançamento do Núcleo Audiovisual do CENA

Caderno Reivindicativo 2017

O CENA e o STE irão reunir com os partidos com assento parlamentar a fim de discutir o Caderno Reivindicativo elaborado em conjunto. Esperamos que várias da nossas propostas possam ainda ser contempladas na proposta de Orçamento do Estado para 2017. É importante que este Caderno Reivindicativo tenha o máximo de divulgação.

Veja e divulgue o Caderno Reivindicativo

anterior seguinte